sábado, janeiro 16, 2016

Suk Hyun-jun - Analisando o último reforço do F.C.Porto à lupa



Já vinha sendo falada nos últimos tempos mas só ontem foi em definitivo oficializada a contratação: o último reforço do FCPorto é Suk Hyun-jun e, independentemente do seu rendimento desportivo, já assegurou um lugar na história ao tornar-se o primeiro sul-coreano a vestir a camisola dos dragões. O jogador, que actuava até agora no Vitória de Setúbal, veio colmatar a vaga aberta no ataque do F.C.Porto após o falhanço que da contratação da "estrela de rock" Pablo Osvaldo. Os números da transferência não são conhecidos, fala-se em 1,5M de euros, e o jogador fica com uma cláusula de rescisão de 30M de euros.

Com o avançado titular Aboubakar a acusar falta de confiança e com o promovido André Silva a mostrar que ainda tem de amadurecer mais para ser uma alternativa fiável, isto apesar da sua inegável qualidade técnica, era necessário arranjar uma alternativa para o ataque. Não esqueçamos também que o F.C.Porto ainda se bate em 3 frentes: Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal (a Taça da Liga será já para esquecer) e ter apenas um avançado experiente para o ataque era manifestamente curto.

A questão que é agora legítimo colocar é: será Suk uma boa alternativa? Uma rápida análise das opiniões mostra uma clara divisão. Domingos Paciência, um dos melhores avançados que vi jogar de azul e branco afirmou há tempos que Suk não tem nível para o F.C.Porto. Será mesmo?


Uma carreira sem grande brilho

Suk estava a viver no Vitória de Setúbal o ano mais produtivo da sua carreira, com 11 golos em 20 jogos pelos sadinos. Os números registados até então tinham sido relativamente modestos.



Suk Hyun-jun chegou à Europa em 2009/10 por intermédio do Ajax, numa dupla aposta do clube holandês no mercado sul-coreano já que com Suk chegou também Son Heung-min. Os dois jovens jogadores acabaram por ter carreiras diferentes, já que Son evoluiu e actualmente actua no Tottenham, depois de uma carreira de sucesso na Bundesliga, enquanto Suk nunca conseguiu brilhar.

Foi cedido ao Groningen onde, em 28 jogos apenas registou 5 golos e já com a época de 2012/13 em curso, chegou ao campeonato português para representar o Marítimo, apontando 4 golos em 14 jogos. Na temporada seguinte rumou ao Al-Ahli da Arábia Saudita, naquilo que muitos preconizaram como o fim da aventura europeia do jogador. Depois de uma época modesta (14 jogos/2 golos), acabou contudo por regressar a Portugal e novamente à Madeira, para representar o Nacional, registando 5 golos em 19 jogos.

Daí chegou finalmente ao Vitória de Setúbal, clube onde finalmente conseguiu alguma estabilidade para alcançar um rendimento mais interessante para a posição que ocupa no terreno, com 5 golos em 21 jogos na primeira época e 11 golos em 20 jogos na época actualmente em curso. O rendimento entretanto apresentado acabou por lhe valer o regresso às convocatórias da selecção do seu país, onde já apontou 2 golos em 5 jogos na qualificação para o Campeonato do Mundo 2018.

A transferência de Suk para o F.C.Porto surge portanto como o ponto mais alto da carreira do jogador.

Impacto na Coreia do Sul

A comunicação social sul-coreana deu algum destaque a esta transferência. O Korea Times, por exemplo, destaca a importância do F.C.Porto, descrito como um dos grandes clubes europeus e uma verdadeira "fábrica de futebol", pelas estrelas que produz. O Donga é mais comedido na descrição da notícia mas titula-a como uma transferência de grande prestígio para o jogador. O Chosun lança o debate à volta do número que o jogador irá utilizar, referindo a hipótese de usar o que era de Pablo Osvaldo, e enumera as estrelas actualmente no plantel do F.C.Porto.

Independentemente do teor das notícias e da produção que Suk venha a ter, uma coisa é já certa: embora não traga "charters de coreanos" a Portugal, esta transferência vem dar visibilidade à marca F.C.Porto no Sudeste asiático


Um jogador com características diferentes

Suk não é propriamente um primor de técnica mas é alto (1,90m) e possante e também possui um remate fortíssimo o que o torna capaz de marcar golos como este, aos 49 segundos deste vídeo:


Não havendo avançados capazes de fazer a diferença e a preço da uva mijona, devemos encarar esta aposta do F.C.Porto como uma aposta num jogador experiente, que pode ser uma alternativa útil a Aboubakar em muitos dos jogos da actual temporada e que possa trazer algo mais à equipa a partir do banco em momentos em que seja necessário jogar deliberadamente ao ataque. Não confundindo os dois jogadores, será uma aposta ao nível da que foi feita no austríaco Mark Janko.

Não sei se o jogador vai vingar ou não mas uma coisa é certa: será tremendamente errado exigir-lhe desde o início o céu e a terra, principalmente com o actual contexto de intranquilidade pós-Lopetegui. No mínimo merece o beneficio da dúvida. 

Para já, num discurso humilde, o jogador manifestou-se maravilhado pela oportunidade e afirmou que irá fazer tudo para justificar a aposta. É um bom começo.

Seja muito bem-vindo Sr Suk Hyun-jun

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Belo trabalho sobre Suk. Agora é ver para crer.

Abraço

David Caetano disse...

Sim, esta é daquelas contratações que são tudo menos sonantes. Tem a palavra o jogador e dos adeptos espera-se tolerância. A ver vamos.