quarta-feira, novembro 02, 2011

"Jogar sem Alma"

Apoel-2 - FCPORTO -1


Mais um resultado Europeu bastante comprometedor para o prestígio do FCPORTO.


Resultados na Europa este ano:

- Barcelona, derrota por 2-0 no melhor jogo do FCP na Europa.
- Shaktar, vitória por 2-1 num jogo em que foi melhor o resultado do que a exibição.
- Zenit, derrota por 3-1 num péssimo jogo do FCP.
- Apoel de Chipre!!!, empate no Dragão e derrota fora, no mínimo humilhante!!!

Mas pior do que o resultado foi a exibição.

Agora só um milagre qualifica o FCP, já se sabia que o grupo não era fácil, mas estar quase fora dos 8ºfinal ao final do 4ºjogo é um feito muito negativo e que merece reflexão, uma reflexão séria e honesta.


Vitor Pereira não tem estaleca para este FCPORTO e porquê?

Devia ser capaz de convencer os seus jogadores que ainda tinham muito a ganhar esta época e manifestamente não o conseguiu, poderá não ser o unico culpado, mas é ele que é o lider da equipa, ou pelo menos devia ser...

Pode ser um bom adjunto, mas não conseguiu até agora dizer aos seus jogadores como quer que a equipa jogue e se o disse, os seus jogadores não o ouvem da mesma forma.

E a prova disso é que muitos jogadores estão presos às suas posições em campo, e quando em movimentação ofensiva tentam trocar de lugar e perdem a bola, ficam completamente perdidos em campo nas chamadas transições defensivas...

Gostava de poder dizer que este ano já vi o FCPORTO fazer uma exibição bem conseguida durante 90m., mas estaria a mentir.

Pode até acontecer ele continuar e ser Campeão, mas eu não gosto da maneira como a equipa está a jogar, e costuma-se dizer com razão que até se podem ganhar alguns jogos a jogar pouco ou mal (ou apenas a jogar 45m. em condições) mas dificilmente se ganham titulos a jogar mal.

O que mudou do ano passado para este ano? Mudou a mentalidade, existem muitos jogadores que em alguns momentos, ou jogos, se alheiam do jogo, deixam de pressionar, de trocar a bola com critério e passam a individualizar e a tentar resolver tudo sozinhos.

Depois o critério das substituições, deixa muito a desejar.

Então, se claramente existem jogadores a jogar mal, porque é esse o substituído? Não. É sempre o Fernando, para balancear a equipa para a frente, tira-se o Pivot defensivo da equipa, logo a equipa tacticamente fica pior, e já não é a primeira vez que faz isto...

Kleber, manifestamente "verde" para este nível e sem nenhuma alternativa no banco. Porque não alterar o sistema para um 4-4-2 classico, ou 4-4-2 losango com 2 avançados móveis na frente???

Nada! Do banco não sai nada! Já dou por mim a pensar que, sem estratégia, como será que o FCP vai conseguir marcar um golo? Contra o Paços foi um auto-golo que desbloqueou o jogo.

Ah e tal e o FCP até goleia..., mas marcar o primeiro é dificil e fazer a gestão de um jogo dificil torna-se quase impossivel, pois os jogadores estão descrentes...


Jogadores:

Helton, não tem estado mal, mas uma defesa daquelas dificeis de vez em quando era bom, como hoje, pouco fez, mas se defendesse o 2-1 num remate à queima, era bem melhor, falta-lhe isso...

Fucile, Epoca insuficiente para este lateral, pois sendo o melhor dos dois, não consegue desiquilibrar em momentos ofensivos e na defesa já comprometeu, como em Zenit...e contra o Benfica...

Sapunaru, lento a subir e a defender também não está muito bem esta epoca, muito complicativo.

Rolando, algo se passa com este central, será da cabeça? Queria ir embora e não foi... mas faz-lhe falta banco...perdeu velocidade e ritmo de jogo...

Otamendi, saiu da equipa, pois estava a jogar pouco para um central da sua categoria, era uma boa ideia coloca-lo na direita...para ver como funcionava.

Mangala, precisa de crescer, mas nota-se Alma neste jogador, vontade de mostrar algo...

Maicon, o ano passado ainda ia alternando com Otamendi, este ano foi relegado para a bancada. Não vejo treinos...

Álvaro Pereira, quando parecia que estava a voltar a uma boa forma fisica, que não de cruzamentos, fez um disparate, perdeu a bola e o FCP sofreu o 2-1... vamos ver como reage... É preciso um bom A.Pereira para o FCP carburar pelo lado esquerdo.

Fernando, certinho, não inventa, mas ofensivamente é quase zero, vale pelo aspecto defensivo, pois equilibra a equipa, e sem ele, é um buraco naquela zona...

Moutinho, em sub-rendimento, ainda não atingiu 65% da forma em que estava na epoca passada, e isso nota-se em campo...e tacticamente não esta a conseguir pressionar à velocidade que o jogo lhe exige...quando consegue uma parte em bom ritmo, nota-se na equipa...

Guarin, será que queria continuar no FCP? Não me parece, perdeu a forma, está pesado e lento e isso demonstra o quanto queria sair... é um grande jogador, que foi decisivo o ano passado em vários jogos, mas este ano, parece outro.

Belluschi, o ano passado jogava onde lhe pediam para jogar, pressionava no meio campo, este ano, só joga onde quer, mas como lhe falta categoria para ser um grande nº10 que pensa que é, faz birras... e isso nota-se quando não lhe passam as bolas...é um daqueles que se nota que está perdido tacticamente em campo...

Defour, espero mais, mas não acho que seja o responsável pela falta de dinâmica no meio-campo.

Varela, pesado, sem ritmo, logo lento, tenta cumprir tacticamente, mas inventar lances de extremo não é com ele, e marcar golos então é mentira...

James, parece receoso, sem alegria, mesmo assim, com ele em campo nota-se outro perfume, o FCP joga melhor, mas em jogos de alto risco, esconde-se. Precisa evoluir.

C.Rodriguez, o mercenário, não quis renovar com o FCP e sempre que jogou era só para ele...sem mais comentários acerca de um jogador que pensava ser de outra estirpe.

Djalma, realmente está no plantel porque? Estava o FCP a perder, sem avançado centro no banco e o treinador coloca o Defour? é porque não acredita nele...

Hulk, começou bem a época, depois teve uma quebra como toda a equipa!!! Preparação física!!!

Ainda por cima, agora está a custar a pegar de novo, com 3 jogos consecutivos onde demosntra uma má preparação. Parecendo pesado, lento... e isso em jogadores como ele e o Guarin, que têm uma grande massa muscular, nota-se muito.

Kleber, não estava preparado para este nível, até pode vir a ser um grande avançado, mas ainda não é. Falta conseguir ter uma maior dinâmica de equipa, ir buscar bolas, fazer tabelas, aparecer, desmarcar, correr com a bola ou em diagonais para receber a bola mais á frente. Tem potencial, mas falta-lhe entrosar-se na equipa.

Walter, começou mal a época, (motivos particulares), demonstrou que pode ser útil no plantel, mas não é um fora de série. Marca uns bons golos e tem algumas boas iniciativas, mas precisa melhorar.


Treinador Vitor Pereira:

Não sabe liderar. Precisa de evoluir nas opções estratégicas, precisa que os seus jogadores percebam o que ele quer da equipa, e se ele não consegue passar a mensagem, algo vai mal no grupo.

As substituições são polémicas e às vezes não se entendem. Os adeptos percebem que está receoso de tocar neste ou naquele menino. já tocou em alguns e quantos lhe responderam em campo de forma positiva nos jogos seguintes?


O facto de ser teimoso e mesmo com a equipa a não estar num bom nível, joga sempre em 4-3-3, quando o mais aconselhável seria começar alguns jogos em 4-4-2 losango. Tanto em São Petersburgo como em Nicósia podia ter feito isso. Depois, a partir do momento em que está a perder o jogo, não tem mais nenhum avançado de área para colocar. Porque não alterar o sistema???

E sinceramente, a postura paternal dele para com os jogadores, leva, quanto a mim, que os jogadores o tenham na mão e não o contrário.

Gostava de poder dizer o contrário, mas falta Alma a este FCPORTO.


FORÇA FCPORTO!!!!!

Sem comentários: