quarta-feira, novembro 22, 2006

Liga Zé do Boné - C.L.Jornada 5


A competição na Liga Zé do Boné - UEFA Fantasy League está ao rubro agora que nos aproximamos da última jornada da fase de grupos!

Cumprida que está a jornada 4 (5ª da Champions League), Pavlov Doorman continua firme na liderança, tendo inclusive ganho vantagem sobre os seus mais directos perseguidores: Aldo Maia e Gil Lopes, este ultimo relegado esta jornada para a 3ª posição.

Isolado no 4º posto, e após alguns resultados adversos frutos de arbitragens habilidosas e situações menos claras, segue a equipa deste vosso criado tendo aproveitado esta jornada para se aproximar do trio da frente.

Em 5º lugar, tendo perdido algum terreno após uma jornada menos positiva, continua a grande representante feminina na competição: a Joana.

Por último, o camarada Márcio continua a disputar a competição fundamentalmente com tranquilidade, perfilando-se como sério candidato à taça Zé do Boné - Fair Play.

Eis a classificação actual:

1 - Pavlov Club > 195 pontos (44 na jornada)
2 - Special One > 187 (42)
3 - Wolverine23 > 185 (35)

4 - Zé do Boné > 162 (48)
5 - Grandes Girl > 140 (26)
6 - Taska Force C.P. > 124 (35)

CSKA Moscovo-0 / FCPORTO-2


Quaresma (0-1, 2');
Lucho González (0-2, 61')
Porto Vintage, como alguém já classificou esta exibição, sem dúvida a melhor da época.
Gostei, adorei mesmo, personalizados, objectivos, determinados e conscientes em todos os momentos de como se devia interpetar este jogo, todos os jogadores estiveram muito bem durante os 90m.
Numa 1ªparte em que o FCP podia ter marcado 3 golos e ter desde logo resolvido a situação, e uma 2ªparte mais de controlo de jogo, sem correr riscos atrás e sempre a sair a proposito para o ataque.
Helton seguro nas bolas aereas, os centrais irrepreensiveis (á excepçao de uma falha do Pepe que originou o amarelo ao Bruno ALves), os laterais (e Fucile, apesar de não ser canhoto, está a fazer muito bem esse lugar) muito bem nas tarefas defensivas e sempre dispostos a subir no terreno.
P.Assunção, para este tipo de jogos, se a sua presença se fizer notar na sua area de acção, isso por si só cria uma maior liberdade aos outros 2 médios que assim podem subir á vontade, e criar perigo pelo meio aos adversários, julgo que a boa exibição de P.A. foi determinante neste jogo, pois os centrais estiveram sempre protegidos e os laterais poderam avançar com maior segurança defensiva.
R.Meireles, na dupla função de cortar o caminho ao adversário (onde esteve muito bem) e criar lances de perigo (aqui precisa evoluir um pouco mais).
Lucho, excelente, outro jogador que no apoio directo ao trio da frente esteve impecável, recuperou a bola no lance do 1ºgolo, e soube aparecer muito bem na sua zona de tiro para marcar o 2ºgolo, que permitiu ao FCP ter uma segurança maior no resultado, nota-se que está a voltar á boa forma fisica.
R.Quaresma, atravessa um excelente momento de forma e como está um jogador confiante, faz jogadas muito boas em campo, e ao marcar logo aos 2 minutos permitiu ao FCP entrar num jogo fulcral com segurança.
Lisandro Lopez, um jogo de raça e muito personalizado, a correr o campo todo, sempre em apoio aos colegas, e muito eficaz na forma como assistiu RQ e LG para os 2 golos do FCP, excelente.
Helder Postiga, muito batalhador, a segurar muito bem a bola para os colegas poderem partir para o ataque, só precisa de em lances frente ao guarda-redes apurar a finalização para gestos de classe e assim supreender o GRedes adversário.
Jorginho, Alan e B.Moraes, pouco tempo em campo, mas unidos no objectivo da equipa, Vencer.
Agora é preciso é não embadeirar em arco, jogaram bem, sim, muito bem mesmo, mas é preciso JFerreira e os jogadores perceberem que a temporada é longa e que nada está ganho, é preciso continuar a evoluir com os pés assentes no chão, esta vitória e pela forma como ela aconteceu apenas nos diz que o FCP está no bom caminho.
E neste aspecto acho que JFerreira tem um pau de dois bicos para gerir, os 11, 12 base está muito bem, mas acho que deve dar mais hipoteses a alguns jogadores que assim vão perder ritmo de jogo, e é preciso rodar a equipa nalguns jogos para não se chegar ao final de época com os principais jogadores muito desgastados.
PPOOOOOOOOOORRTTOOOOOOOOOO!!!!!

domingo, novembro 19, 2006

FCPORTO-2 /Academica-1

Vitória suada, sofrida, mas justa e inteiramente merecida...
É preciso é não perdoar tantas chances de golo para não sofrer no final, como se sofreu.
Mas destaco pela negativa a incapacidade do FCP em ter a bola mais tempo, é preciso que J.Ferreira e a equipa aprendam a ter dois tempos de jogo (em procura do golo, e na gestão do ritmo do jogo, é preciso urgentemente aprender a fazer isso), senão os jogadores vão se cansar mais, vão correr mais e vão ficar desgastados desnecessáriamente.
Quanto aos jogadores, destaco Ricardo Quaresma que está num optimo momento de forma, Postiga voltou a facturar, o regresso de Ibson, ainda que a meio gás e já um maior tempo de utilização de Bruno Moraes.
Continuo sem gostar muito do Marek Cech, acho que está algo fora de forma, e com R.Meireles em campo o que se ganha em pressão mais alta, perde-se um pouco em aspectos posicionais, (P.Assunção é mais fixo e permite uma maior liberdade aos outros dois médios.)
E não sendo uma critica, é sempre um aspecto a ter em conta para vitórias futuras.
De resto, e como o FCP já está em Moscovo, só espero é que tragam de lá uma vitória, porque honestamente, se jogarem bem, têm capacidade para isso.
PPOOOOOOOOOORRTTOOOOOOOOOO!!!!!

terça-feira, novembro 07, 2006

V.Setubal-0 / FCPORTO-3


Lisandro 4, Hélder Postiga 7, Quaresma 77
Vitória clara, sem dar hipoteses ao adversário em momento algum (VSetubal está fraco este ano), mas é com estes pontos que se conquistam titulos, porque o desaire pode acontecer se os jogadores facilitarem.
Por isso, neste jogo e no término deste ciclo de 6 jogos em +-23 dias com 5V e 1E (17GM-5gs) (-V-Maritimo(c-3-0) -V-Hamburgo(c-4-1) -E-Sporting(f-1-1) -V-Benfica(c-3-2) -V-Hamburgo(f-3-1) -V-Setubal(f-3-0)) destaco a atitude dos jogadores, (visto que em outro momento já critiquei a atitude, e temos uma derrota em Braga devido a essa passividade), parece que a equipa aprendeu a lição e não está a facilitar, o que é bom, é preciso é continuar assim e se possivel a subir de forma, porque ainda não se ganhou nada.
Destaco aqui também o mérito de Jesualdo em dar animo a jogadores menos utilizados e que vêm de lesões (Bruno Moraes) e tentar colocar a jogar outros que têm poucas hipoteses de jogar a titulares (visto que o plantel é muito extenso).
Infelizmente as lesões tem prejudicado muito o FCP, mas mesmo assim o grupo tem sabido gerir essa situação, palpita-me que pelo andar da carruagem, não teremos em simultaneo os 28 jogadores disponiveis :(.
Neste jogo realço Ricardo Quaresma (Golaço que ele fez) que está a subir de forma e a criar lances de uma forma natural, passe para o 1ºgolo do Lisandro (muito bem a aparecer nas costas do defesa).
Também Jorginho apareceu muito bem neste jogo, dinamico, interventivo e a resguardar sempre a sua area em processo defensivo (bem no 2ºgolo a desmarcar HPostiga).
HPostiga continua em grande, excelente no golo, mais alguns pormenores interessantes e sempre muito batalhador, tal como Lisandro.
O Lucho tem de treinar lances 1x1 com o guarda-redes, já em Braga!!! (com 0-0) ele falhou um golo tal como hoje falhou o 3-0, isolado ou dá golo ou dá expulsão do guarda-redes, menos é pouco!!!, mas esteve bem na dupla tarefa (defesa-ataque) a transportar bem a bola para a frente e com um bom tempo de passe.
Com um meio-campo com Jorginho, é natural que Jesualdo opte por um médio mais defensivo (P.Assunção, que sem estar deslumbrante, cumpriu bem neste jogo, e permitiu a subida dos seus colegas de sector, bem como dos laterais).
Laterais, (Bosingwa e Fucille) que estiveram bem nos seus sectores e que apoiaram bem o ataque, ou seja não comprometeram, mas Fucille do lado esquerdo ainda parece falivel (aos 65m,70m parece que deu o berro), talvez a substituição se deve-se ao cansaço.
Centrais, bem nos cortes (então pelo ar não passa nada), mas destaco uma entrada "maldosa" de Bruno Alves, que podia ter dado o Vermelho, e eu que tenho estado atento á evolução (e bem) deste jogador, espero que Jesualdo não deixe passar esta situação e adverta o jogador para não voltar a repetir, porque estles lances ás vezes decidem partidas (não foi o caso felizmente), e Pepe, por duas vezes "brincou" um pouco demais e perdeu a bola em zona proibida...
Helton, nos lances chamado a intervir, muito bem, mas falhou claramente o tempo de salto num lance que podia ter causado mais perigo, é preciso concentração durante os 95m de jogo e não relaxar após os 3-0.
Mas gostei, 3-0 é um resultado justo e agora esta paragem dará para a equipa reflectir no bom e mau que fez até agora, e recuperar jogadores que estão lesionados (Ibson, principalmente).
PPOOOOOOOOOORRTTOOOOOOOOOO!!!!!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Hamburgo-1 / FCPORTO-3

Hamburgo-1 / FCPORTO-3 (Lucho 44, Lisandro 61, Bruno Moraes 87)
Excelente vitória do FCP fora de casa (perante uma equipa mais fraca), mas que possibilita ao FCP continuar a acreditar na classificação para a fase seguinte, apenas dependemos de nós, se é dificil, sim, mas com este espirito de entre-ajuda e de garra acredito que é possivel.
J.Ferreira voltou a confiar no , e ainda bem, dinamico e sempre generoso (não é o melhor dd do mundo, mas transmite outra confiança em funções defensivas), já Fucille no lado esquerdo, teve dificuldades naturais, mas Marek Cech tem estado fraco, e para esse lado as opções são poucas.
Espectacular GOLAÇO do Lucho, (por algum motivo é titular da seleção Argentina), tem é de voltar a facturar mais, como no ano passado, para fazer a diferença mais vezes.
Muito bem Lisandro, oportuno no lance do 2ºgolo, apesar de por 2/3 vezes ter deixado subir o seu defesa sem efectuar pressing, é preciso constancia durante os 90m.
Quaresma parece que volta a conseguir criar desiquilibrios sem ser em esforço, com os momentos de génio a aparecerem de forma natural, o que torna tudo mais fácil.
Depois do FCP sofrer o 2-1, é preciso voltar a pegar no jogo, é preciso a equipa unir-se mais depressa, mesmo que do banco não se diga nada, são os jogadores que têm de ter iniciativa para não se passar por calafrios desnecessários (bola no poste, sorte neste lance), os médios tem de ajudar os centrais e cair em cima dos jogadores contrários, sem falhar as marcações em zonas fulcrais do campo.
Realce novamente para o golo do Bruno Moraes, (mas que quando entrou parecia não ter o ritmo do jogo) que com um potente remate de fora da area e de pé esquerdo fez um golo muito bonito, e que acabou com o jogo.
Helder Postiga foi considerado o melhor jogador em campo, havia outras opções, mas concordo, confesso que este HP está lá, no ponto, e está quanto a mim, a puxar pela equipa para a frente, a tentar ser ele o primeiro defesa, a ter espirito de sacrificio, e este jogo também se ganhou e muito com todos os jogadores a saberem sofrer.
Agora na Liga dos Campeões vamos ganhar a Moscovo, só esse resultado nos serve, vai ser dificil, mas é bem possivel.
PPOOOOOOOOOORRTTOOOOOOOOOO!!!!!